O BRASIL QUE AMAMOS

LER É BOM DEMAIS

LER É BOM DEMAIS

VISITE ESTE SITE

O que é o Espiritismo e o que Explica?


O que é o Espiritismo e o que Explica?
 
Segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 2, 3 milhões de brasileiros que se declaram espíritas, sem contar o grande número de simpatizantes no país, o que faz o Brasil a maior nação espírita do mundo.

Mas que religião é essa que conquistou o coração de tantos brasileiros e também seguidores em outras partes do mundo? Antes de buscarmos explicações para definir o que é o espiritismo e o que explica,  vamos começar inicialmente refletindo sobre as dúvidas mais frequentes que o espiritismo pode responder.

Entre os questionamentos que intrigam muitas pessoas e despertam o interesse pelo espiritismo, estão questões como de onde viemos e para onde vamos, o objetivo da existência, além do porque das provas e dos sofrimentos.

O Ponto de Partida

A obra que representou o ponto de partida para o desenvolvimento da base do espiritismo, foi O Livro dos Espíritos, publicada em 18 de abril 1857, por Allan Kardec, em forma de perguntas e respostas, que tratam sobre os mais diversos temas, entre eles; Imortalidade da Alma, Natureza dos Espíritos, Leis Morais, Vida Presente e a Futura e o Porvir da Humanidade. Allan Kardec expressou seu sentimento ao publicar essa obra: ” Hoje finalmente, 18 de abril de 1857, posso dizer que lancei a público o trabalho mais importante da minha vida graças a enorme benefício que espalhará”.

Encontramos na Doutrina Espírita respostas lógicas a respeito do que acontece após a morte, reencarnação, a razão dos problemas familiares e os desafetos, plano espiritual, umbral, colônias espirituais e muitas outras questões.

Dando sequência a essa base de conteúdos quem formam o alicerce do conhecimento espírita, vieram O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese. Nesses livros é possível encontrar referências profundas a respeito das relações do mundo material com os espíritos.

Voltando ao início da reflexão. O que é o Espiritismo e o que explica? “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)

O que Podemos Encontrar no Espiritismo e o que Explica
Quem somos e de onde viemos? Partindo do princípio que somos espíritos imortais e eternos encarnados vivendo experiências na matéria com o objetivo de evoluir é possível compreender que existe um sentido muito maior para a existência do que apenas nascer, viver e morrer.
Então por que reencarnamos? Nada melhor e mais justo para esse aprendizado do que uma nova chance, que se concretiza por meio das múltiplas reencarnações.
Qual o objetivo da nossa existência? Temos um propósito maior a seguir e devemos viver em comunhão com esse propósito, afim de que possamos estar em sintonia com as Leis de Deus, consequentemente sermos mais felizes.
Qual é a razão das provas e sofrimentos? Existe uma lei imutável do universo, a lei de ação e reação, o que quer dizer que colhemos o que plantamos, não há como fugir disso. Muitas vezes os sofrimentos de hoje que não compreendemos são frutos do que plantamos ontem. Cabe a nós lutarmos no presente com fé e coragem para construir um destino diferente.

E para onde vamos? Após cumprirmos com êxito cada nova jornada na vida material, retornamos à verdadeira pátria do espírito, o mundo espiritual,  no qual a frequência é compatível com a nossa sintonia moral e é para lá que vamos.

Diante da grandeza da vida encontramos na profundidade do Espiritismo o entendimento, a esperança e a consolação para as questões mais intimas do ser, abrindo novos horizontes. Os espíritos superiores por intermédio de Allan Kardec e tantos outros missionários, deixaram um grande legado para a eternidade.

Mais do que entender o que é o espiritismo e o que explica, fundamental compreender o que pode acrescentar ao nosso progresso: “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade”(O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

EU

EU

EU

CHICO XAVIER

CHICO XAVIER

EU

EU

XAVIER

XAVIER