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terça-feira, 2 de outubro de 2018

POMADA VOVÔ PEDRO

Analisando a Pomada do Vovô Pedro

A pomada do Vovô Pedro é um produto (unguento) distribuído em muitos centros espíritas ao redor do Brasil, como um bálsamo para diversos tipos de enfermidades e moléstias. Inicialmente era distribuída por entidades espíritas do estado de Minas Gerais, com caráter caritativo, ou seja, sem cobrar-se por ela.
Supostamente teria sido canalizada por meio da psicografia do médium João Nunes Maia em 1972, sendo que seu autor espiritual é ninguém menos do que Franz Anton Mesmer, criador do Mesmerismo, ou de como é conhecido mais popularmente, passe magnético. O espírito do médico alemão Franz Mesmer, tomou um pseudônimo de Vovô Pedro para passar a fórmula da pomada nos centros espíritas.
O unguento não ficou restrito só ao estado de Minas Gerais, se alastrando por diversas outras regiões do Brasil. Em algumas casas espíritas até pediam doação de tubos de filmes fotográficos, para armazenar a pomada. Consta que a fórmula original é registrada e tem responsabilidade farmacêutica, em nome de Maria de Fátima R. Léo; CRF: MG 5807.
Existem diversas curiosidade que cercam essa manifestação e essa pomada, uma delas da própria manifestação de Vovô Pedro (Mesmer), que foi questionado de sua identificação. Com tranquilidade o espírito responde:
“É preferível que as coisas simples tenham nomes simples. Uma observação, porém; o preço deste medicamento deverá ser um e apenas um ‘Deus lhe pague'”. 
No começo da manifestação não se fazia ideia de que Vovô Pedro era na verdade uma manifestação oculta de Franz Anton Mesmer. O médium João Nunes Maia, em uma visita à Biblioteca Pública de São Paulo, estava examinando uma enciclopédia, quando reparou em uma gravura com o rosto do espírito que se comunicava com ele, ou seja, do próprio médico Mesmer.
A pomada é um unguento tópico feito de diversos extratos de ervas medicinais, conhecidos de nossa farmacopéia e muito estudados, sendo eles:
  • Erva-de-bicho (Polygonum punctatum);
  • Ipê-Roxo (Tecoma araliacea);
  • Calêndula (Calendula officinalis);
  • Tuia (Thuya occidentalis);
  • Extrato de Própolis;
  • Tintura de Condurango (Gonolobus condurango);
  • Além de usar como veículos a vaselina e a lanolina.
A lanolina é uma gordura extraída da lã da ovelha, usada como veículo ou excipiente em diversos cremes, shampoos, pomadas e outros. A vaselina, por sua vez é um produto extraído do petróleo. Quase podemos afirmar que é uma fórmula fitoterápica.
Analisando individualmente cada componente, podemos encontrar que:

Erva-de-Bicho (Polygonum punctatum)

Essa planta medicinal tem diversas espécies similares, e segundo algumas fontes, possuí propriedades medicinais adstringentes, anti-séptica, cicatrizante, diurética, hipotensora e anti-reumática. Contudo, dentro do Formulário de Fitoterapia da Farmacopéia Brasileira (Anvisa), só consideram que essa planta tem propriedades anti-hemorroidal. Segundo Alves et al, (2001)
“Polygonum punctatum (Polygonaceae) is an herb known in some regions of Brazil as “erva-de-bicho” and is used to treat intestinal disorders. The dichloromethane extract of the aerial parts of this plant showed strong activity in a bioautographic assay with the fungus Cladosporium sphaerospermum. The bioassay-guided chemical fractionation of this extract afforded the sesquiterpene dialdehyde polygodial as the active constituent. The presence of this compound with antibiotic, anti-inflammatory and anti-hyperalgesic properties in “erva-de-bicho” may account for the effects attributed by folk medicine to this plant species.”
Em uma tradução livre, essa erva por meio do extrato de diclorometano de suas partes aéreas tem forte atividade em um ensaio com o fungo Cladosporium sphaerospermum. O fracionamento desse extrato proporcionou a presença de um sesquiterpeno conhecido como dialdeído, como um componente ativo. Esse composto possui propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e anti-hierpalgésicas. Esse seria o PAN (Princípio Ativo Natural) que responsável pelos efeitos atribuídos a esse medicamento popular.
Alves TMA, Ribeiro FL, Kloos H, Zani CL. Polygodial, the Fungitoxic Component from the Brazilian Medicinal Plant Polygonum punctatum. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. 2001; 96:831-833.

Ipê-Roxo (Tecoma araliacea)

O Ipê-Roxo não consta do Formulário de Fitoterapia da Farmacopéia Brasileira, porém é uma erva popularmente utilizada na prática medicinal, porém faz parte das ervas relacionadas no RENISUS ( Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS). Presente em diversas “farmacopéias populares” principalmente as das tribos sul-americanas em especial as andinas, desde épocas remotas. Seu nome tem origem tupi e significa “árvore cascuda”.
Quando se extraí sua casca, emagando-a e depois cozinhando-a, extraí-se um óleo com propriedades cicatrizantes. Presente em diversos preparados populares no brasil, inclusive por meio de infusos de suas folhas, do do decocto de sua casca e também de preparados para garrafadas, com supostas propriedades antigripais, atuando também contra a bronquite, sinusite, impetigo, úlceras sifilíticas e blenorrágicas, cervicite e cervico-vaginite. Ainda atribuem propriedades anti-anêmica, diurética, calmante analgésica, tendo relatos de tratamentos de tumores, como positivos.
Destes porém podemos afirmar apenas as suas propriedades antioxidantes, antibióticas, bactericidas, antivirual, antifúngica e cicatrizante.

Calêndula (Calendula officinalis)

A calêndula é muito conhecida no meio umbandista e também dentre os fitoterápicos mais utilizados no mercado de medicamentos naturais industrializados. Existem diversas pomadas e cremes para bebês, com extrato de calêndula que promovem cicatrização e impedem assaduras nos bebês. Presente no Formulário Fitoterápico da Farmacopéia Brasileira, possui as propriedades antiinflamatória e cicatrizante.

Tuia (Thuya occidentalis)

Dentro das propriedades farmacológicas da Tuia, podemos destacas as glicoproteínas e polissacarídeos, que são dados como agentes antivirais e imunoestimulantes. Dentro de seus princípios ativos, encontramos o α-pineno, borneol, fenchona, flavonóides (glicosídeos de kenferol e quercetol), óleo essencial composto de 60% de tuyona e também taninos. São atribuídas as propriedades adstringente, anti-helmítica, anti-hemorroidal, antirreumática, antiasmática, antiverrugas, emenagoga e expectorante. Sendo que sua principal função é o tratamento de infeções virais e bacterianas.

Própolis

Própolis é uma cera resinosa retirada das colmeias de abelha que tem grande destaque por suas múltiplas funções e propriedades. Relatadas abaixo:
  • Antimicrobiana ( Ghisalberti, Bee World, 60, 59-84, 1979 / Park et. al., Current Microbiology, 36, 24-28, 1998;)
  • Antifúngica ( Millet – Clerc et. al., Plant. Med. Phytother, 21, 3-7, 1987; / Kujumgiev et. al., 64 (2), 235-240, 1999; / Silici et al J. Pharmacol. Sci. 99, 39, 2005;)
  • Antivirótica (Esanu et. al., Virologie, 32, 213-215, 1981;)
  • Antiprotozoário (Scheller et. al. Arzneim – Forsch. Drug., 30, 1847-1848, 1980; / Towers et. al. Rev. Cuban Cienc. Vet., 15-19, 1990;)
  • Bactericida e bacteriostática (Focht et. al. – Arzneimitteln Forschung 43-II (8) 921-923, 1993;)
  • Anestésica (Ghisalberti, 1979 / Paintz and Metzner, 1979;)
  • Antiinflamatória (Olinescu, Stud. Cercet. Biochim., 34, 19-25, 1991;)
  • Antioxidante ( Yanishlieva & Marinova, Kharanitelnopr. Nauka, 2, 45-50, 1986;)
  • Cicatrizante e regeneração de tecidos (Stojko et. al., Arzneim – Forsch. Drug Rês., 28, 35-37, 1978;)
  • Anti-sépticas e hipotensivas (Ghisalbert, Bee World, 60, 59-84, 1979;)
  • Tratamento de gengivites (Magro Filho et. al., 32, 4-6, 1990;)
  • Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras (Kabanov et. al., Sov. Med., 6, 92-96, 1989;)
  • Estimuladora do sistema imunológico (Manolova, et al, 1987; Moriyasu, et al, 1993; Harish, et al, 1997;)
  • Ação inibidora na multiplicação de células tumorais (Matsuno et. al. 1992; / Kimoto et. al. 1995;)

Tintura de Condurango (Gonolobus condurango)

Apesar de alguns estudos apontarem para uma característica citotóxica do extrato de Condurango, associando-o a um potencial agente contra células tumorais, a sua aparição na fórmula da pomada, parece-em se dar mais pela sua qualidade de tônico e por estimular uma maior vascularização – circulação – na área aplicada, facilitando assim a absorção dos outros compostos da fórmula da pomada do Vovô Pedro, por meio da pele.
Podemos perceber que há uma investigação por trás dos componentes da pomada do Vovô Pedro e um panorama bem fitoterápico, que acaba sendo exatamente o objetivo da pomada. Curiosamente, um dos grandes defensores de tal unguento foi o médium Chico Xavier, principalmente reconhecendo que as pessoas já empregavam a pomada em casos de dermatites, úlceras, dores musculares, contusões, etc.
O que mais me chama atenção aqui nessa exposição é o caráter fitoterápico do unguento, sendo transmitido por espírito usando um nome, mais facilmente encontrado dentro da Umbanda. Além disso, o espiritismo há muito defende que não há necessidade de nenhum elemento físico dentro de um trabalho espiritual, porém aqui percebemos como é divergente esse tipo de pensamento. Acredito que um maior exame para dentro de sua casa espiritual deveria ser obrigatório, antes de apontar o dedo para práticas de outras denominações religiosas irmãs. Porém, isso é apenas um pouco do meu eu ranzinza falando. O que importa de fato é que a pomada, empiricamente ou por meio da fé funciona, e tem até uma base fitoterápica que suporta sua ação.

Assistam uma entrevista do portal EBH – Espiritismo Belo Horizonte sobre a pomada:
História da origem da Pomada Vovô Pedro e como a SEMAN, instituição responsável, conseguiu sua realizar produção em escala. Conheça o envolvimento de Chico Xavier com o medicamento e porque a sua fórmula é mantida em segredo. Saiba também: o apoio de outras casas espíritas na sua confecção; como são levantados os recursos para a produção do remédio; qual o critério adotado para a sua distribuição; como é a participação do público na elaboração da pomada; para que tipo de doença se pode usá-la. Juselma Coelho. (Entrevista realizada em 10/06/2009)

quinta-feira, 7 de junho de 2018

POR QUE, SOMENTE QUATRO EVANGELHOS?

POR QUE, SOMENTE QUATRO EVANGELHOS?O que são os evangelhos? Por que existem quatro?

Os evangelhos são relatos da vida de Jesus, escritos pelos apóstolos ou pessoas próximas dos apóstolos. Existem quatro evangelhos na Bíblia, cada um contando a história de Jesus de uma perspetiva um pouco diferente. Os evangelhos nos mostram quem Jesus é e por que ele é importante.
Durante seu tempo na terra, Jesus não escreveu nada sobre sua vida nem sobre seus ensinamentos. Mas depois que ele subiu ao Céu, os discípulos de Jesus começaram a registrar o que tinham visto e ouvido por escrito. Foi assim que surgiram os quatro evangelhos.
Evangelho significa “boa notícia”. O propósito dos quatro evangelhos e contar a boa notícia sobre Jesus, o Salvador do mundo (Marcos 1:1). Como cada um foi escrito por uma pessoa diferente, cada evangelho apresenta Jesus de uma perspetiva diferente, mas sem contradizer uns aos outros. Todos os evangelhos relatam a morte e ressurreição de Jesus.
Os quatro evangelhos são:

Mateus

Mateus foi um dos 12 apóstolos, que acompanhou o ministério de Jesus de perto. Em seu evangelho, Mateus mostrou como Jesus cumpriu as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias, o Salvador prometido. Ele também registrou vários dos ensinamentos morais de Jesus, incluíndo o famoso sermão do monte.

Marcos

Marcos foi um companheiro dos apóstolos Pedro e Paulo. Ele provavelmente escreveu seu evangelho a partir de tudo que ouviu de Pedro. O evangelho de Marcos foca principalmente nas ações de Jesus e seu poder para realizar milagres.

Lucas

Lucas era um médico, amigo de Paulo. Ele escreveu seu evangelho para um senhor chamado Teófilo. O objetivo de Lucas era escrever um relato digno de confiança. Por isso, ele pesquisou tudo com cuidado e rigor, procurando fontes seguras (Lucas 1:3-4). O evangelho de Lucas contém vários detalhes sobre a família e as origens de Jesus.

João

João foi outro apóstolo e um dos amigos mais próximos de Jesus. Seu evangelho é bastante diferente dos outros três porque procura contar outras partes da vida de Jesus, talvez menos conhecidas. João escreveu seu evangelho com o objetivo de ajudar as pessoas a crerem em Jesus (João 20:31).

Somente foram escritos quatro evangelhos?

Não, vários evangelhos foram escritos ao longo do tempo. No entanto, somente os quatro que estão na Bíblia são dignos de confiança. Os outros relatos da vida de Jesus são conhecidos como os evangelhos apócrifos.
Os quatro evangelhos na Bíblia foram escritos por pessoas que eram muito próximos de Jesus e/ou que tiveram acesso direto a pessoas próximas de Jesus. Os outros evangelhos, que surgiram mais tarde, foram escritos por pessoas que não conheceram Jesus nem os apóstolos. Esses evangelhos apenas relatam lendas e rumores, não testemunhos oculares.
Os evangelhos apócrifos também são diferentes porque são muito mais fantasiosos, foram escritos até alguns séculos mais tarde e incluem muitos erros e contradições. Por outro lado, es quatro evangelhos na Bíblia não contradizem uns aos outros e não têm grandes erros históricos. Já na igreja primitiva somente esses quatro evangelhos eram considerados autênticos e possíveis de comprovar.

CHICO XAVIER E A HÓSTIA CATÓLICA

CHICO XAVIER FALA SOBRE A HÓSTIA CATÓLICA

DISSE CHICO XAVIER: “Em nossa infância, e na primeira juventude, frequentava a Igreja Católica com o mesmo respeito com que nos dirigimos hoje a uma reunião espírita cristã, e sempre sentimos, reconhecemos, dentro da Igreja Católica, prodígios de espiritualidade inimagináveis.

Muitas vezes, principalmente nas missas da manhã, quando era possível a comunhão de vibrações espirituais de todos os crentes numa só faixa de espiritualidade e de fé em Jesus, tivemos oportunidade de ver espíritos santificados que abençoavam as hóstias, e elas se transformavam como se fossem flores de luz, que o sacerdote oferecia na mesa da comunhão.

Muitas vezes, principalmente no altar daquela que nós veneramos como sendo a nossa Mãe Santíssima, vimos irradiações de luz que alcançavam toda a assembléia, do altar consagrado a Santa Teresinha de Lisieux, muitas vezes vi repartirem rosas trazidas por criaturas desencarnadas, amigos e amigas católicos da cidade de Pedro Leopoldo, sem que eu pudesse explicar o fenômeno.”

Chico conta, ainda, que as hóstias iluminadas, quando recebidas por pessoas de fé, não se apagavam ao serem ingeridas por elas, sendo absorvidas, de preferência, pelos órgãos que estivessem atacados por alguma enfermidade. Por outro lado, nas pessoas que comungavam sem fé, as hóstias se obscureciam, assim que lhes tocavam os lábios.

O QUE OS CATÓLICOS COMEMORAM NO FERIANO DE CORPUS CHRISTI?
Segundo narração católica, uma garota chamada Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, começou a ter 'visões'. O Papa Urbano recebeu o segredo das visões da freira. Uma das visões foi interpretada como sendo a ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia. Então, a festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula 'Transiturus' de 11 de agosto de 1264, 6 anos após a morte da irmã em 1258, com 66 anos. Juliana foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII. E a festa era para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano tornou mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer. Nesta data os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia.

Mas, o que é Eucaristia? Eucaristia é uma palavra grega, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças", é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor". É um ritual que reproduz a última ceia, onde Jesus disse: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim", com o intenção de promover a comunhão (comum-união) entre os católicos e Jesus. A hóstia, acreditam eles, ser o próprio corpo do Cristo (Corpus Christi em latim), e o vinho o sangue.
Mas, os protestantes da Reforma de Lutero, negavam a presença real de Cristo na Eucaristia. Por isso, o catolicismo fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística nas ruas das cidades, como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Tornou-se, então, uma disputa entre católicos e protestantes. Por isso, vemos os católicos enfeitarem as ruas nesta data.

Então
, o que significa, para os espíritas, a frase: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim"? 
Jesus, na última refeição que fez com os apóstolos, tomou de um pão, deu graças e repartiu entre eles, dizendo ser (simbolicamente) o "seu corpo" (o corpo da sua doutrina: o pão espiritual) oferecido para eles. Da mesma maneira Jesus fez com o cálice de vinho, dizendo ser (simbolicamente) seu sangue (o sacrifício que ele se submeteria para beneficiá-los). E pediu:"façam isto em memória de mim."
Para nós espíritas, Jesus pediu para que os apóstolos (do cristianismo), em qualquer época, de qualquer religião,compartilhassem uns com os outros o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão do espírito, o pão da dor ou da alegria. Enfim, que doassem e se doassem, com sacrifício, derramando sangue, se preciso fosse, assim como ele fez por nós. Ele fez este pedido porque sabia que sua doutrina (o cristianismo) não seria de fácil aceitação, por isso concluiu: "se me perseguiram, também perseguirão a vós outros."Tanto que seus apóstolos foram perseguidos e mortos barbaramente. Exemplo: Pedro, foi crucificado de cabeça para baixo; os cristãos novos morreram nas arenas comidos por leões.
E Jesus conclui pedindo que fizessem isto em memória dele, ou seja, para que seus ensinamentos não ficassem esquecidos.
O que podemos fazer para que os ensinamentos cristãos não fiquem esquecidos?
Ressuscitando Jesus em nossas atitudes e palavras e não apenas reproduzindo seus gestos e palavras. "A fé sem obras é morta."CHICO XAVIER E A HOSTIA CATÓLICA

POR QUE O ESPIRITISMO DEMOROU A SURGIR?

POR QUE O ESPIRITISMO DEMOROU A SURGIR?

Perguntam sempre  porque só recentemente surgiu o que para nós é a III Revelação, o  Consolador    prometido e os cristãos "ficaram enganados durante séculos" . 
É só olharmos a História do Cristianismo. As   trevas que se abateram  sobre a Humanidade durante a longa noite da Idade Média, impediram toda e qualquer manifestação do pensamento. A Igreja se considerava  a única depositária e fiel intérprete  da Verdade e, em nome dessa "verdade", perseguiu implacavelmente todos que ousavam pensar com independência. Na verdade, nem precisava pensar, bastava uma denúncia anônima, de familiares ou até mesmo de crianças, para atirar multidões às masmorras  do "Santo Ofício", ou aos tribunais da "Santa Inquisição". Tudo, obviamente,  "para a maior glória de Deus"  e em nome daquele que veio ao mundo para ensinar aos homens uma lição de amor e de misericórdia..
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Do livro "Porque Sou Espírita" , de Américo Domingos:
  "Como seria importante que a hodierna Igreja Católica respeitasse e aceitasse o pensamento daqueles  prelados de antanho. Na realidade, atacando veementemente aos 'heréticos'  espíritas de hoje, estão os sacerdotes do Clero rememorando o execrável tempo da Inquisição, de triste memória.
     'Em fins  de 1481, só em Sevilha, perto de trezentas pessoas tinham padecido o suplício do fogo, e oitenta haviam sido condenadas a cárcere perpétuo. No resto da província e no bispado de Cádiz, duas mil foram, nesse ano, entregues às chamas, e dezessete mil condenadas a diversas penas canônicas. Entre os supliciados contavam-se pessoas opulentas cujos bens reverteram em benefício do fisco. Para facilitar as execuções, construiu-se em Sevilha um cadafalso de cantaria, onde os cristãos novos eram metidos, lançando-se-lhes depois ao fogo. Este horrível  monumento, que existiu até os começos do século XVIII, era conhecido pela expressiva denominação do 'Quemadero'  (Afinal,  Quem Somos?, Edicel, pg 116)
      'Em Sevilha, onde mais prosperou, centro que foi da Inquisição espanhola, chegaram-se a revezar turmas de operários para manter aceso o 'Quemadero', ao qual se ateava fogo continuamente para queimar centenas de pessoas de uma só vez, nos intermináveis 'autos-de-fé'  que celebrizaram Torquemada, o  mais sinistro dos inquisidores.
     'A obra do fanatismo inquisitorial  era terrível  aí, porque, além de perverter a consciência e sufocar o remorso, matava os últimos escrúpulos que permaneciam encobertos pelo beatismo. (ibidem, pg. 106)
      'No século XV a oposição sempre viva no seio da Igreja contra o primado do bispo de Roma, culminou com o estabelecimento de outro papa em Avinhão. E, para maior glória da Igreja, foi ferozmente reorganizada a primitiva Inquisição para combater mais extensamente os hereges'. Seus arquivos, só em Portugal, contam mais de 40.000 processos, 'testemunho de cenas medonhas', de atrocidades sem exemplo, de longas agonias'. (ibidem, pgs. 116 e 117)
     "A 15 de abril de 1506 - domingo - após as preces públicas contra a peste que inçava Lisboa e terminada a Procissão de Penitência, inicia-se, fomentado pelo clero, o maior massacre que houve em Portugal - a matança dos cristãos novos - os quais nada mais eram que judeus convertidos obrigatoriamente.
     'Não escapou, sequer, da sanha inquisitorial, os que foram se abrigar nas Igrejas, abraçados às imagens dos santos: as 'feras', atiçadas pelos representantes do clero, estimuladas pela onda de ferocidade do tribunal de Torquemada, iam ali arrancá-los e matá-los, sem distinção de sexo e idade. Só à tarde de terça-feira, quando já dominada a revolta, averiguou-se que além dos estropiados, tinham sido assassinadas mais de 2.000 pessoas....
    'A Inquisição na América Latina foi menos sanguinária do que nas metrópoles  européias. Em compensação,  demonstrou-se cúpida e voraz, pois havia aqui maiores riquezas a confiscar, mais ouro a extorquir, seja para a glória da Igreja e dos Estados, seja para a própria bolsa particular dos inquisidores. (ibidem, pg. 117)
    'Estímulo à  delação, à  espionagem, à corrupção mora e política, empobrecimento de famílias inteiras, criação de um ambiente de temor e permanente suspeição, atraso da cultura, intimidada pela presença esmagadora do Tribunal do Santo Ofício, responsável em grande parte pela acentuação do domínio temporal e espiritual das metrópoles, eis o balanço da obra da 'Santa Inquisição', em vários séculos da história'  (ibidem, pgs. 119  e 120)
    Os cientistas também foram perseguidos pelo Clero: 'Apesar de todas as precauções que tomou para não irritar o Santo Ofício, o velho e ilustre Galileu foi obrigado a comparecer perante uma comissão de oito cardeais, presidida pelo papa Urbano VIII, onde se viu constrangido a pronunciar, de joelhos, a fórmula seguinte: "Eu Galileu Galilei, com setenta anos de idade, como prisioneiro da 'Santa Inquisição'  e ajoelhado diante de Vossas Eminências, tendo sob os olhos os Santos Evangelhos e tocando-os com as minhas próprias mãos, abjuro, maldigo e detesto o erro e a heresia do movimento da Terra'.
    'Sabemos que lhe custou todos os sacrifícios,  inclusive o da liberdade, quando revoltado, num assomo de coragem, gritou ao regressar ao calabouço: 'E pur si muove'.
    'Outro exemplo interessante: Jerônimo de Praga, sacerdote, físico e grande sábio, teve o arrojo de afirmar, em uma das suas obras, a pluralidade das vidas e dos mundos habitados. Fora condenado à fogueira  pelo Concílio de Constança, que se iniciou no ano 1414 e foi até 1418, pois havia três papas irregularmente eleitos, daí a demora da condenação: Gregório XII, Benedito XIII e João XXIII que se tratavam reciprocamente de heréticos e que se excomungavam entre  si. Entretanto, anos depois, o cardeal Nicolau de Cuza sustenta, em pleno Vaticano, a pluralidade das vidas e dos mundos habitados, com assentimento do papa Eugênio IV.
      'A Idade Média também é povoada de espectros, que as fogueiras não intimidam. Rogério Bacon, acusado de magia e de ter pacto com o demônio, por afirmar que 'ouvia vozes dos espíritos', passa quarenta anos na prisão.
       'Joanna d'Arc foi condenada à fogueira por ouvir vozes misteriosas que a incitaram a libertar a França. (ibidem, pg. 121).
       'A multidão insulta-a como apóstata, da mesma maneira que insultara a Jesus como blasfemo! As chamas lhe envolvem e lambem  corpo virginal. 'Meu Deus, Jesus, Maria, minhas vozes! Sim, minhas vozes eram de Deus!' Foram suas últimas palavras.
        Também não escapa da sanha inquisitorial, uma das figuras mais brilhantes do Renascimento, o próprio Giordano Bruno. Pelo fato de acreditar na comunicação dos espíritos, sofre idêntico castigo de Joanna d'Arc: é queimado vivo" (ibidem, pg. 122)" 
Léon Denis, em "Cristianismo e Espiritismo": 
   "A Igreja, pelo órgão dos concílios, entendeu dever condenar as práticas espíritas, quando, de democrática e popular que era em sua origem, se tornou despótica e autoritária. Quis ser a única a possuir o privilégio das comunicações ocultas e o direito de as interpretar. Todos os leigos, provado que mantinham relação com os mortos, foram perseguidos como feiticeiros e queimados.
    Mas esse monopólio das relações  com o mundo invisível, apesar dos seus julgamentos e condenações, apesar das execuções em massa, a Igreja nunca o pôde obter. Ao contrário, a partir deste momento, as mais brilhantes manifestações se produzem fora dela. A fonte das superiores inspirações, fechada para os eclesiásticos, permanece aberta para os hereges. A História o atesta. Aí estão as vozes de Joanna D'arc, os gênios familiares de Tasso e de Jerônimo Cardan, os fenômenos macabros da Idade Média, produzidos por espíritos de categoria inferior; os convulsionários de S. Medard, depois os pequenos profetas inspirados de Cavennes, Swedenborg e sua escola. Mil outros fatos ainda formam uma ininterrupta cadeia, que, desde as manifestações na mais remota antiguidade, nos conduz ao moderno Espiritualismo.
  Entretanto, numa época recente, no seio da Igreja, alguns raros pensadores investigavam ainda o problema do invisível. Sob o título "Da distinção dos Espíritos", o cardeal Bona, esse Fenelon da Itália, consagrava uma obra ao estudo das diversas categorias de Espíritos que podem manifestar-se aos homens. 
  'Motivo de estranheza, diz ele, é que se pudessem encontrar homens de bom senso que tenham ousado negar em absoluto as aparições e comunicações das almas com os vivos, ou atribuí-las a extravio da imaginação, ou ainda a artifício dos demônios". 
  Esse cardeal não previa os anátemas dos padres católicos contra o Espiritismo. 
  Forçoso é, portanto, reconhecê-lo: os dignatários da Igreja que, do alto de sua cátedra, têm anatematizado as práticas espíritas, desnortearam completamente. Não compreendem que as manifestações das almas são uma das bases do Cristianismo, que o movimento espírita é a reprodução do movimento cristão em sua origem. Não se lembram de que negar a comunicação com os mortos, ou mesmo atribuí-las à intervenção dos demônios, é pôr-se em contradição com os padres da Igreja e com os próprios apóstolos. Já  os sacerdotes de Jerusalém acusavam Jesus de agir sob a influência de Belzebu. A teoria do demônio fez sua época; agora já não é admissível." 
Vemos ainda o que diz um teólogo protestante sobre esse período terrível: 
"A crença do povo era de temor, como nas religiões pagãs que o Cristianismo destronara. Pensava-se que o mundo era cheio de maus espíritos, de demônios, cuja obra era destruir as almas. Para anular a obra dos demônios, apelava-se para a interseção dos santos, e para as virtudes mágicas das santas relíquias(...) À primeira vista parece incrível  que o Cristianismo chegasse a tal ponto, apresentasse tal caricatura das suas belas doutrinas, e ficasse tão longe daquela simplicidade de Jesus"(R.H NICHOLS, em "História da Igreja Cristã". Casa Edit. Presbiteriana, 1978, pg. 76) 
"O Cristianismo de quase todo o povo da Idade Média era essencialmente a religião do temor. A Igreja mantinha seus filhos em submissão, conservando bem vivo em todas as pessoas o medo do seu poder sobre a vida, aqui e além-túmulo. (...) Isso obrigava  a totalidade das massas a tomar parte nas observâncias religiosas e obedecer aos preceitos morais da religião,  não por amor e confiança em Deus,  porém pelo terror inspirado pela idéia ou lembrança das conseqüências  de outra atitude"  (ibd, pg. 120) (As últimas palavras são um eufemismo, para mascarar o "pavor do inferno", que ainda hoje persiste). 
   E não se pense que os valorosos reformadores  do Século XVI estiveram isentos desse radicalismo. Pretenderam  restaurar o Cristianismo do Cristo e o que fizeram  foi eliminar alguns dogmas. Substituíram a infalibilidade do Papa (sancionada em 1870,  mas já então aceita) pela infalibilidade da Bíblia, porém conservaram a mesma intolerância dos seus  predecessores. Prova-o o apoio de Lutero ao esmagamento da revolta dos camponeses alemães, em 1525, e a participação de Calvino no assassinato de Miguel Servet, em 1553. Vejamos como se expressam a respeito dois historiadores protestantes: 
"De início Lutero procurou ver  as injustiças de ambos os lados. Mas quando a revolta mal dirigida caiu em excessos  maiores e pareceu fazer-se anarquista, voltou-se contra os camponeses com um violento panfleto "Contra a corja de Camponeses Assassinos e Ladrões", exigindo que os príncipes os esmagassem pela força. A insurreição camponesa foi marcada por espantosa carnificina" (W. Walker em "História da Igreja Cristã", pg 433)
"A parte de Calvino na execução de Servet, médico espanhol, por motivo de heresia, tem contribuído para que muitas pessoas deixem de fazer justiça à grande obra desse Reformador. Por negar a doutrina da Trindade, Servet foi condenado à fogueira, sendo Calvino um dos juízes que o condenaram. Como quase todas as pessoas do seu tempo, Calvino herdou da Idade Média a crença de que a heresia devia ser punida com a morte. Trairíamos a nossa consciência cristã se deixássemos de condenar com todas as forças o ato de Calvino neste caso. Todavia,  devemos  nos lembrar de que naquele tempo sua atitude foi geralmente aprovada em Genebra e pelos protestantes de quase toda parte"(R.H NICHOLS, op. cit., pg. 166) 
  A lição  de intolerância foi bem aproveitada pelos seguidores, pois o mesmo Nichols, falando dos anabatistas, assinala: 
"A Igreja Romana, naturalmente, perseguiu-os de modo brutal. E até os luteranos e zuinglianos os perseguiram por sua rejeição ao batismo infantil e oposição às igrejas oficiais. Na Dieta de Spira, em 1529, enquanto os luteranos e zuinglianos protestavam contra a perseguição que se lhes movia, concordavam em que se perseguissem os anabatistas,  alguns dos quais sofreram morte às mãos de vários protestantes". (ibd pg 182) 
  Mas das trevas da Idade Média não surgiu somente a Reforma. Num trabalho lento e progressivo, a Renascença libertou o espírito humano dos grilhões que o aprisionavam. O homem procurou avançar em conhecimento, começou a investigar os mistérios da existência.
   Tudo isso explica porque somente  em época relativamente recente os fatos que a Ciência rotula hoje de "paranormais" encontraram ambiente  propício à sua manifestação e divulgação. Na Idade Média os sensitivos eram acusados de feitiçaria e frequentemente levados  à morte pelas cortes inquisitoriais. A emancipação do espírito  não se fez de imediato, e nem se pode afirmar que tenha terminado ainda. Os ranços da intolerância religiosa ainda se fazem sentir por toda parte. Mas o Pai Celestial vela pelos destinos dos homens e de vez em quando - sempre que lhe parece oportuno - permite  o despontar de novas verdades,  ou melhor,de novos aspectos da Verdade.
    Mas, pergunta-se: "Se as comunicações  do mundo espiritual ocorreram em todos os tempos e entre todos os povos, por que precisamente os verificados em meados do século XIX tiveram repercussão tão ampla, ao ponto de ensejarem o aparecimento  de uma nova concepção do Cristianismo" ?
   Por vários motivos: 1 - Era preciso que a Humanidade  estivesse emancipada da opressão religiosa, ou seja, com liberdade para investigar livremente e adotar cada um  o ponto de vista que melhor lhe aprouvesse; 2 - Era necessário que o desenvolvimento intelectual  atingisse um nível em que se pudesse analisar os fatos sob critério estritamente racionais; e 3 - Impunha-se que os órgãos  de divulgação se expandissem ao ponto de tornar possível a ampla repercussão de quaisquer acontecimentos.
     Tudo isso se tornou viável no século XIX. O arejamento das idéias produzido pela Renascença libertou o pensamento das amarras medievais, fazendo surgir novos conceitos filosóficos,  ensejando o repúdio aos dogmas e até orientando dialeticamente o espírito humano para rumos materialistas, pelas vias do positivismo de Comte. Está aí bem clara  a oportunidade para uma salutar revisão nas bases do Cristianismo.
    A Ciência também  se emancipou com as teorias evolucionistas de Laplace e Darwin e procurou rumos próprios, colocando-se em posição antagônica à da teologia ortodoxa. Eis aí ainda mais indubitável a premência de um reajuste conceptual que ensejasse a conciliação das idéias em choque.
     Finalmente, a expansão do livro e da imprensa, dos meios de comunicação,  a eclosão da era industrial, o desenvolvimento da educação, todos esses fatores concorreram  para vulgarizar a cultura, disseminando conhecimentos que eram anteriormente privilégio de uma elite. Eis a terceira justificativa da adequação da mensagem espiritual a um mundo que já amadurecia intelectualmente para receber ensinamentos mais completos.
    Assim, surgiu  o Espiritismo,  retornando ao Cristianismo  primitivo, sem os dogmas e abusos humanos que o macularam ao longo dos séculos, com as verdades sobre a vida espiritual, e, principalmente, ensinando que a reforma íntima está acima de qualquer credo religioso. O próprio Cristo disse que seus ensinos seriam esquecidos e para isso enviaria o Consolador. E não foi isso o que aconteceu ? Não esqueceram seus ensinos a ponto dos ditos cristãos terem a mesma intolerância religiosa dos fariseus dos tempos do Cristo, pregando a crença em um Jesus Salvador  acima do amor ao próximo,  a ponto de chamar o Espiritismo, que ensina somente o bem, de Doutrina satânica, simplesmente por não pregar dogmas sem nenhum resultado prático, ensinos que não fazem ninguém se tornar um ser humano melhor? O Mestre conhecia e conhece bem os homens - não fosse Ele um Espírito Puro que convive com o Pai de toda a eternidade. Consequentemente já sabia que a Sua mensagem ficaria esquecida nos desvãos da vaidade humana. Mensagem que os Bons Espíritos, enviados por Cristo, vem relembrar.
         Se a Humanidade ficou por quase dois mil anos à margem desses ensinamentos, eis que é chegada a plenitude dos tempos, uma vez que o manifesto descompasso entre o progresso científico e o moral, entre o saber e a virtude, trouxe-nos a um momento crucial, em que não é mais possível fazer ouvidos de mercador aos preceitos do Cristo. Grande é a responsabilidade perante o Tribunal Divino daqueles que exerceram a função de condutores dos povos, ou de mentores espirituais de massas e não souberam ou não quiseram transmitir as divinas verdades de que se diziam portadores. Maior ainda é a responsabilidade daqueles que - conhecendo as tarefas que lhes cabe agora desempenhar - esquivando-se ao dever de transmitir aos homens a mensagem da salvação. Salvação, esta sim, com o sentido de libertação da ignorância, dos vícios, das paixões e dos preconceitos. Porque Jesus afirmou e não é demais repetir: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará"  (João 8:32) 
Fonte: "O Espiritismo e as Igrejas Reformadas", Jayme Andrade.

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